Se alguém perguntar quais são suas marcas favoritas, com certeza será fácil citá-las. Afinal, temos nossas preferências em relação ao que consumimos. Mas, se perguntarem que lugar a sua empresa ocupa na mente do consumidor, você saberia responder?

Chegou o momento de conhecer a importância que os brindes corporativos têm para encantar clientes, difundir sua marca, motivar equipes, fidelizar seus consumidores e fazer com que seu produto ou serviço sejam reconhecidos no mercado. 

São questões fundamentais para quem deseja fortalecer o posicionamento que adquiriu no mercado ou conquistar novos consumidores. E, embora existam muitas maneiras de fazer isso, manter sua marca na mente do cliente é um dos grandes desafios das empresas. 

Nesse artigo apresentamos essa ideia como uma estratégia de marketing simples e de baixo custo. Além disso, eles podem ser uma maneira eficiente de aproximar seu público da sua marca.  

Continue a leitura  e entenda por que investir em brindes corporativos pode aumentar suas vendas e fidelizar clientes. 

O que são brindes corporativos?

São itens adquiridos pela empresa para presentear clientes antigos, dar boas-vindas aos novos consumidores ou até mesmo agradar os funcionários. Chaveiros, agendas, canetas, mouse pad e outros produtos com alguma utilidade são exemplos clássicos.

Para cumprir o propósito de fortalecer a marca na cabeça do cliente, os brindes promocionais são personalizados com a identidade visual de uma empresa, antes de serem distribuídos em ações em pontos de venda, em eventos ou em datas especiais. 

Além da personalização, outra característica fundamental desses artigos é a conveniência. Por isso, o ideal é pensar em itens que possam ser usados pelos consumidores para facilitar o dia a dia ou mesmo para dar-lhes algum status. 

Dentro das estratégias de marketing em uma empresa, os brindes corporativos representam uma ferramenta das ações de promoção de vendas com o objetivo de produzir interação entre uma determinada marca e seu público-alvo.

Diferença entre brindes corporativos e presentes corporativos

Vimos que a principal intenção da empresa ao oferecer desses itens é estreitar o relacionamento dela com seu público, seja interno ou externo. Mas, sabia que existe diferença entre brindes corporativos e presentes corporativos?

Enquanto os brindes são itens de baixo custo, mas apresentam qualidade e são funcionais para o uso cotidiano, os presentes são produtos com maior valor agregado e de custo um pouco maior. 

Outra diferença está no uso: os brindes são itens para uso cotidiano e os presentes são pensados para atrair a atenção de quem recebe. O objetivo aqui é causa impacto e promover um certo status a quem recebe. Afinal, se uma pessoa usa algo com a sua marca, ela deve ser importante no mercado, não é mesmo? 

Considere que tanto os brindes quanto os presentes corporativos devem ser vistos como uma lembrança marcante na experiência do cliente. E não apenas um agrado eventual sem uma estratégia bem pensada.

Explicadas as diferenças entre brindes corporativos e presentes corporativos, vamos falar a seguir sobre ações voltadas ao marketing de relacionamento. 

Ações de gifting e marketing de relacionamento

Se o objetivo da empresa é fidelizar clientes, fortalecer parceria com fornecedores e gravar sua marca no coração dos consumidores, invista em marketing de relacionamento. Para colocar essa técnica em prática, muitas organizações usam ações como o gifting. 

O gifting é uma estratégia usada para presentear clientes, colaboradores ou parceiros com itens que estabeleçam alguma relação com esses públicos. Geralmente são presentes diferenciados que despertam emoções em quem os recebe e criam conexão espontânea com a marca. 

Os itens para ações de gifting devem ser pensados com o objetivo de encantar e imprimir as emoções desejadas. Por isso, é fundamental conhecer seu público para entregar a ele algo que seja útil e esteja de acordo com seu estilo de vida. Mais do que um brinde promocional, o gifting deve representar uma verdadeira experiência para o consumidor. 

Por exemplo, se sua empresa produz bicicletas, considera-se que seus consumidores sejam pessoas ativas e que gostem de fazer atividades físicas. Nesse caso, será que um par de pantufas seria uma boa escolha? É uma questão para refletir. 

Marketing de relacionamento em tempos de pandemia

A pandemia causada pelo novo Coronavírus provocou - e ainda provoca - mudanças nos hábitos e nas experiências das pessoas. Por isso, muitas empresas precisam se reinventar para fortalecer o relacionamento com seus públicos. Afinal de contas, não é um bom momento para ser esquecido ou substituído.

Por isso, as organizações estão usando a criatividade para executar marketing de relacionamento nesse período delicado. É importante ter estratégia e colocar em prática ações que aproximem sua marca do público alvo. Conhece aquela velha máxima que diz “quem não é visto, não é lembrado”? Talvez esse seja o momento em que ela faz mais sentido. 

Elabore um bom planejamento, desenvolva uma estratégia viável e invista em ações promocionais e de relacionamento para reforçar a marca da sua empresa, mesmo durante a pandemia. 

Os brindes corporativos e o reforço de marca da sua empresa

Em geral, as pessoas gostam de se sentir importantes, valorizadas e lembradas. Quando uma empresa se preocupa em agradar o cliente, ela cria uma conexão com ele. Os brindes corporativos servem para isso: fidelizar e reforçar a marca da organização. 

Essa estratégia terá sucesso quando os brindes conseguirem conquistar a simpatia dos consumidores. Para isso, invista em itens que tenham utilidade e durabilidade. O ideal é escolher artigos que estejam sempre por perto, de preferência ao alcance da mão.

Porque investir em brindes corporativos

A resposta é simples: eles fazem com que a empresa, produto ou serviço estabeleça uma imagem positiva no mercado. Aposte nessa estratégia para:

  • reforçar aos clientes quais são os valores da empresa;

  • despertar a curiosidade do público consumidor;

  • melhorar o relacionamento com clientes;

  • prolongar a experiência do consumidor com a marca;

  • observar e conhecer melhor o perfil do público, dos fornecedores e parceiros. 

  • divulgar e promover melhor a empresa. 

E então? Gostou de saber mais sobre as vantagens de apostar em brindes corporativos para valorizar ainda mais a imagem da sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossa linha de produtos. Temos ótimas sugestões e grande variedade para encantar seu público.